mobile web maker software

BREVE HISTORIAL

A Acaro - associação cultural de artes organizadas, fundada em 2001, iniciou a sua actividade apenas com o projecto da companhia de teatro. Entretanto no seu percurso desenvolveu mais dois projectos: um de acolhimento artístico e um de serviço educativo.

  • A Companhia de Teatro

A Acaro – Companhia de Teatro foi fundada em 2001 por um colectivo de actores com experiências e linguagens teatrais com abordagens diferentes no modo de fazer e ver o Teatro. Ao longo da sua existência a companhia tem desbravado caminho na procura de uma estética, nunca tendo sentido a necessidade de optar por este ou aquele caminho. Tem exploradorelações entre actores e objectos animados, mas também tem desenvolvido um teatro de repertório, de autor e de actores, sem artifícios, onde o que importa é explorar as possibilidades dramatúrgicas paralelas à própria dramaturgia proposta pelos autores. Estas questões explicam-se pela existência de uma direcção artística com sentidos estéticos diferentes, mas nunca divergentes e em constante cruzamento. Une-nos o diálogo sobre as obras e os artistas, os processos criativos, a vontade de esmiuçar os legados e também a liberdade de experimentação e fusão de linguagens teatrais. Até ao momento a Acaro produziu quinze criações teatrais, algumas em co-produção, nomemadamente com o Teatro Helena Sá e Costa, o Teatro do Campo Alegre e o TNSJ.

  • O Centro de Formação Cultural

Numa aposta num serviço educativo que tivesse por missão a criação de gostos e consequente criação de hábitos culturais, a Acaro inaugura em 2009 o Contagiarte /Centro de Formação Cultural, um projecto de formação informal (livre) nas artes, apostado no desenvolvimento de oficinas de conteúdos artisticos para um público geral, que proporcionem a prática e o gosto pelos mesmos. Compreendemos a formação cultural como um forte motor para a criação de novos públicos e fruição das linguagens artísticas. Na nossa programação desenvolvemos oficinas de Teatro, Marionetas e formas animadas, Escrita Criativa, Dobragens, Dramaturgia, Vídeo, Fotografia, Dança Contemporânea, Flamenco e Sevilhanas, entre outras. Desde a época 2016/2017 que o Contagiarte/centro de formação cultural se transformou num projecto nómada, vocacionado a funcionar em espaços parceiros no Porto e grande Porto.

 

  • O acolhimento artístico / espaço Contagiate

Durante dez anos consecutivos (2003 a 2013) a Acaro desenvolveu um projecto de acolhimento artístico, o Contagiarte – espaço de sensibilização, formação e dinâmica culturais, que se afirmou como um ponto de encontro de grande referência na difusão cultural e artística na cidade do Porto, assim como a nível nacional.  Ao longo da sua existência deu residência a inúmeros projectos da cidade do Porto, nas áreas da dança, teatro e música e programou mais de mil projectos de música, dança, teatro, performance, fotografia, artes plásticas, literatura, vídeo, entre outros, tendo sido também o projecto responsável pelos eventos de produção própria, Etnias – festival de músicas do mundo, Granitos Folk – festival de música e dança de raiz tradicional, ArtPlusArs – mostra de artes performativas e acolheu durante dois anos a mostra de vídeo - Lovevídeo.