DANÇA-TEATRO/TEATRO FÍSICO (a partir de Fevereiro)
com Andrea Gabilondo
Horário:
Quartas: 19:00/20:30
Mensalidade:35€
Destinatários: A todos os adultos interessados com ou sem experiência de palco
A dança-teatro surge na Alemanha no século XX como uma manifestação de insatisfação com a organização jerárquica das companhias de ballet, a procura de uma forma de coreografar mais democrática, onde tanto o criador como intérpretes contribuem para a criação das peças.
Nasce desta forma uma geração de novos coreógrafos influenciados pelos métodos de Mary Wigman e Kurt Joos como: Pina Bausch, Reinhild Hoffmann, Susanne Linke, e Gerhard Bohner entre outros. Estes são alguns dos criadores em vão influenciar uma nova geração interessada no teatro físico.
A dança-teatro distingue – se pela individualidade de cada criador e no método, formas narrativas e as estruturas performativas escolhidas para os espectáculos. Os intérpretes elaboram o material das suas próprias experiências e potencialidades.
A dança-teatro celebra o teatro como um processo não textual e com uma pluralidade de códigos que se misturam entre às diferentes disciplinas performativas.
A dança-teatro explora energias físicas de uma forma directa, desenvolvendo uma dança onde a realidade é transmitida de uma forma estética, sem necessariamente seguir uma narrativa linear. Há umas fortes ênfases na improvisação e na utilização de adereços. A dança-teatro desafia uma interpretação, já que cada criador desenvolve as suas próprias regras.
Andrea Gabilondo há criado a sua própria linguagem dentro deste estilo, fruto da sua vasta experiência dentro das diversas áreas da dança (ballet, contemporâneo e Butoh) assim como no teatro. Transmite dentro deste curso as ferramentas que ela considera importantes para o desenvolvimento tanto a nível criativo, como interpretativo, assim como, ajuda aos participantes a resolverem problemas de dúvidas e inseguranças em relação ao palco.
Se tem experiência mas sente que ultimamente está bloqueado criativamente: este curso é indicado!
Se não tem experiência e sente que a sua autocrítica não lhe permite experimentar o palco: este curso é ideal!
Conteúdos
- A expressão corporal como texto dramático
- Tempo-ritmo
- Peso e energia
- As atitudes corporais e as dinâmicas
- Espaço, níveis, e direcções
- Como resolver problemas de bloqueio durante o processo criativo
- Criação de cenas e personagens
- Montagem de um espectáculo a ser apresentado no fim do curso, com os elementos vistos e criados pelos participantes durante o processo, incorporando o uso do adereço e figurinos. Se pretende apresentar o espectáculo no Contagiarte no Porto, assim como no espaço La Marmita em Vila Nova de Gaia
Metodologias
- Teórico-práticas e prática;
- Propostas técnicas/criativas baseadas na exploração dos aspectos apresentados nos conteúdos;
- Trabalho de grupo e individual.