por Renata Portas
A oficina de Dramaturgia destina-se a:
Público em geral, curioso com vontade de experimentar a escrita para teatro e adquirir ferramentas para análise de espectáculos / peças. A oficina é modular, e o aluno é livre de frequentar um ou mais módulos, de modo intercalar.
Conteúdos programáticos e metodologia
Leitura de peças / análise dramatúrgica/ visionamento de filmes ou encenações / exercícios de escrita / encenação: conceitos e abordagens / o silêncio na página e na cena/ trabalho conjunto.
Nº mínimo de alunos:6
Nº máximo: 11 alunos
Módulo 1
Novembro a Janeiro 2014
De que falamos quando falamos de dramaturgia?
Hipóteses, conceitos e prática.
Exercícios de escrita: actualização/compressão.
As formas do teatro: Monólogo, Diálogo, Solilóquio.
Leitura de textos, exercícios individuais, em pares, e em grupo.
Dezembro:
Narrativa(s):
O teatro aristotélico/ não-aristotélico.
Exercícios de escrita: personagem, peripécias, enredo, figuras secundárias.
Tempo e espaço- como escrever para um local específico?
Janeiro:
Fragmentação, ruptura, implosão da narrativa: outros caminhos para ler a dramaturgia de hoje.
Escrita de uma peça breve.
Nota: Antes da inscrição, marca-se uma conversa informal com os candidatos e o formador, para explicar o programa
e avaliar o interesse de ambos.
Destinatários
Alunos de teatro/artes performativas
Interessados em escrita para teatro (com ou sem experiência)
Interessados em encenação (com ou sem experiência)
Nota: os materiais solicitados destinam-se apenas a conhecer melhor os alunos. Não são obrigatórios.
Formadora
Renata Portas
Renata Portas
Encenadora, actriz e dramaturga.
Nasceu em 1976, em São Paulo, Brasil. Directora artística da Público Reservado, companhia teatral fundada em 2013.
Concluiu em 2003 o curso de Interpretação no Balleteatro Escola Profissional e frequentou o curso de Mestrado em Encenação na Escola Superior de Teatro e Cinema. Estreou profissionalmente como assistente de encenação de Jean- Pierre Sarrazac, no espectáculo “ Cantiga para JÁ”, co – produção Companhia Teatro de Braga, Centro Dramático Galego e Coimbra 2003.
Encenou peças e textos de autores como Valère Novarina, Pedro Eiras, Juan Mayorga, Carlos J. Pessoa, Franz Kafka, Virgínia Woolf, Luis Maffei, Heiner Müller, entre outros. Dos seus textos dramáticos destaquem-se os seguintes: Interlúdio (2010) Finisterra (edições Tnsj,2012) e A Boca de Telémaco é a fortuna da casa (em construção). Como intérprete colaborou com grupos e/ou criadores como: Victor Hugo Pontes, Fura dels Baus, Roberto Merino, Juliana Snapper, Ana Borralho e João Galante.
Dramaturga no espectáculo So far, de Elisabete Magalhães (Map/ P).
Escreveu críticas para Rua de Baixo, colaborou com a Revista Drama, e fez perfil crítico da obra de Flávio Rodrigues.
Documentou o projecto Poesias e Fados em Tempo Real, no festival Manobras no Porto 2012,com o diário de bordo Bartleby na Casa da Mariquinhas.
www.renataportas.blogspot.com