POESIA ANIMADA
com Tânia Duarte
Oficina de introdução ao Cinema de Animação – POESIA ANIMADA
Fevereiro a Julho de 2013
segunda-feira
19h00 – 21h00
Mensalidade: 35 euros
Com Tânia Duarte
Oficina de introdução ao Cinema de Animação – Poesia Animada
Oficina de introdução ao cinema de animação pela via poética.
O cinema de animação deve ser entendido como uma linguagem de forte potencial artístico e criativo, de contornos cada vez mais emergentes e inovadores.
Proponho uma oficina de iniciação ao cinema de animação, que realce a permeabilidade desta forma de expressão, capaz de se render à versatilidade de um texto poético, gerando um pequeno filme. Sugere-se que da leitura de um poema, de um autor Português, sigam as principais fases de realização e produção de um filme animado, e interponham no final uma interpretação livre desse texto.
Formadora: Tânia Duarte
Público alvo: estudantes, poetas, professores … curiosos do movimento e poética da animação. Não é requerida experiência na área da animação, apenas vontade, empenho e sensibilidade.
Objectivo:
Promover o livro e a leitura continuada;
Promover as multiliteracias;
Promover hábitos de produção e fruição cultural;
Sensibilização e formação de novos públicos para o cinema de animação
Estímulo ao desenvolvimento de uma linguagem de forte potencial artístico e
criativo, cujo carácter é cada vez mais emergente e transversal, realçando a
permeabilidade da animação, capaz de se adequar e de orquestrar diferentes actores e agentes, em contextos muito distintos;
Técnicas : desenho, stop motion
Cronograma das acções:
(a desenvolver durante os 6 mesmes)
- Apresentação dos participantes e do tema a desenvolver
Introdução ao cinema de animação. O que é? Como se faz? Quais as várias etapas para a realização de um filme de animação?
- Visionamento de alguns filmes sobre a temática e abordando as técnicas a
desenvolver
- Breve introdução ao software de gravação imagem por imagem
- Demonstração de técnicas e princípios básicos do movimento animado
- Exercícios de pixilação/recortes
- Divisão em grupos de trabalho
- Entrega dos poemas
- Análise dos poemas e escolha do poema a trabalhar, assim como as técnicas a
usar;
- Início à construção do storyboard
- Conclusão da Criação da narrativa e Storyboard
- Inicio da construção de cenários e personagens
- Divisão de tarefas entre todos
- lista de materiais necessários
- Preparação dos postos de trabalho
- Continuação da construção de cenários e personagens
- Iluminação
- Inicio da animação/filmagens
- Trajectória
- Relação espaço/tempo
- Movimentos Lentos, rápidos, curtos e longos
- Ritmo
- Expressão dos movimentos: acelerações e desacelerações
- sonorização: captura de sons, música
- Conclusão da animação
MATERIAIS:
- 1 pegbar
- 1 resma de papel A4
- Diversos, materiais de desenho e de cor ( lápis de grafite, lápis de cor ,
ceras,borrachas para grafite e carvão)
- Tesouras, X-actos, cartolinas, papel celofane de cor, revistas, bostic, cola de stic.
- Plasticina de várias cores, arame modelável e tekcs
EQUIPAMENTO:
- 1 computador portátil, com captura de imagem e entrada firewire
softwares: animação (Dragon Stop Motion Pro), edição (premiere) e som (Audacity)
- 1 tripé
- 1 microfone
- 1 câmara fotográfica
- 1 truca
- 1 mesas de luz
- Projectores de iluminação para as filmagens
Nota biográfica formador:
Tânia Duarte nasceu em Espinho, em 1976. Licenciada em Design de
Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a
desenvolver ao longo dos últimos doze anos diversas actividades na área do
vídeo e cinema de animação, tanto na realização, animação como no ensino e
formação em workshops. Tem colaborado com vários artistas plásticos como
Helia Aluai (”Nós somos quem sóis”) e Ícaro (“Ex-machinae”). Realizou o
filmes “A Guardiã dos Sonhos” – seleccionado para a Mostra Europeia de Arte
Contemporânea, numa exposição Itinerante (Nimes, Edinburgh, Porto); Fez a
animação do filme “Cicatriz”, Prémio “Onda Curta” no Festival de Cinema e
Vídeo dos Países de Língua Portuguesa IMARGENS, Cabo Verde, 2005;
Participou na equipa de animadores do filme de Fernando Saraiva “A Meio da
Noite”, premiado em festivais como o Cinanima (Prémio Tóbis 2008) e Adana
Golden Boll Film, na Turquia (melhor curta de animação 2009). No Cinanima
teve alguns filmes a concurso, resultado da orientação em ateliês com
crianças e jovens. Destacam-se “Apito final” (Prémio Jovem Cineasta), “A
Picada da Albertina” (Prémio Jovem Cineasta), “O Lagarteiro”(menção
honrosa)“, e “Amigo do Peito”, também seleccionado no Festival Caminhos do
Cinema Português (2011), Animamundi 2012, Festival de Hamburgo 2012 e
Festival TINDIRINDIS 2012, na Lituânia. Tem vindo a colaborar à vários anos
como formadora de cinema de animação, com a Casa da Animação (Porto),
com o Espalhafitas (ANIMAIO), em Abrantes e no Festival ANIMAR (Vila do
Conde). Teve a seu cargo a docência das disciplinas de Animação I e
Animação 2D, de 2006 a 2010, do Curso Multimédia e Design de Jogos
Digitais no IPB (Instituto Politécnico de Bragança) . Foi também docente no
Curso de Animação 2D/3D na Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)
2008/2010. Foi formadora, animadora e realizadora no projecto MIX
REPÚBLICA, um projecto original da MONSTRA – Festival de Animação de
Lisboa co-produzido e apoiado pela Comissão Nacional para as
Comemorações do Centenário da República. Este projecto itinerante
percorreu cerca de 25 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, da
qual resultaram 25 curtas de animação sobre a 1º República em Portugal. Foi
Júri na categoria “Ensaios Visuais” no Festival Caminhos do Cinema Português
(Coimbra 2012). Actualmente está a desenvolver um projecto de intervenção
de Cinema de Animação, nas escolas primárias do concelho de Espinho.