CONTAGIARTE – Centro de Formação Cultural

POESIA ANIMADA


com Tânia Duarte

Oficina de introdução ao Cinema de Animação – POESIA ANIMADA

Fevereiro a Julho de 2013

segunda-feira

19h00 – 21h00

Mensalidade: 35 euros

Com Tânia Duarte

Oficina de introdução ao Cinema de Animação – Poesia Animada

Oficina de introdução ao cinema de animação pela via poética.

O cinema de animação deve ser entendido como uma linguagem de forte potencial artístico e criativo, de contornos cada vez mais emergentes e inovadores.

Proponho uma oficina de iniciação ao cinema de animação, que realce a permeabilidade desta forma de expressão, capaz de se render à versatilidade de um texto poético, gerando um pequeno filme. Sugere-se que da leitura de um poema, de um autor Português, sigam as principais fases de realização e produção de um filme animado, e interponham no final uma interpretação livre desse texto.

Formadora: Tânia Duarte

Público alvo: estudantes, poetas, professores … curiosos do movimento e poética da animação. Não é requerida experiência na área da animação, apenas vontade, empenho e sensibilidade.

Objectivo:

Promover o livro e a leitura continuada;

Promover as multiliteracias;

Promover hábitos de produção e fruição cultural;

Sensibilização e formação de novos públicos para o cinema de animação

Estímulo ao desenvolvimento de uma linguagem de forte potencial artístico e

criativo, cujo carácter é cada vez mais emergente e transversal, realçando a

permeabilidade da animação, capaz de se adequar e de orquestrar diferentes actores e agentes, em contextos muito distintos;

Técnicas : desenho, stop motion

Cronograma das acções:

(a desenvolver durante os 6 mesmes)

- Apresentação dos participantes e do tema a desenvolver

Introdução ao cinema de animação. O que é? Como se faz? Quais as várias etapas para a realização de um filme de animação?

- Visionamento de alguns filmes sobre a temática e abordando as técnicas a

desenvolver

- Breve introdução ao software de gravação imagem por imagem

- Demonstração de técnicas e princípios básicos do movimento animado

- Exercícios de pixilação/recortes

- Divisão em grupos de trabalho

- Entrega dos poemas

- Análise dos poemas e escolha do poema a trabalhar, assim como as técnicas a

usar;

- Início à construção do storyboard

- Conclusão da Criação da narrativa e  Storyboard

- Inicio da construção de cenários e personagens

- Divisão de tarefas entre todos

- lista de materiais necessários

- Preparação dos postos de trabalho

- Continuação da construção de cenários e personagens

- Iluminação

- Inicio da animação/filmagens

- Trajectória

- Relação espaço/tempo

- Movimentos Lentos, rápidos, curtos e longos

- Ritmo

- Expressão dos movimentos: acelerações e desacelerações

- sonorização: captura de sons, música

- Conclusão da animação

MATERIAIS:

- 1 pegbar

- 1 resma de papel A4

- Diversos, materiais de desenho e de cor ( lápis de grafite, lápis de cor ,

ceras,borrachas para grafite e carvão)

- Tesouras, X-actos, cartolinas, papel celofane de cor, revistas, bostic, cola de stic.

- Plasticina de várias cores, arame modelável e tekcs

EQUIPAMENTO:

- 1 computador portátil, com captura de imagem e entrada firewire

softwares: animação (Dragon Stop Motion Pro), edição (premiere) e som (Audacity)

-  1 tripé

- 1 microfone

- 1 câmara fotográfica

- 1 truca

- 1 mesas de luz

- Projectores de iluminação para as filmagens

Nota biográfica formador:
Tânia Duarte nasceu em Espinho, em 1976. Licenciada em Design de

Comunicação pela Faculdade de Belas Artes do Porto, tem vindo a

desenvolver ao longo dos últimos doze anos diversas actividades na área do

vídeo e cinema de animação, tanto na realização, animação como no ensino e

formação em workshops. Tem colaborado com vários artistas plásticos como

Helia Aluai (”Nós somos quem sóis”) e Ícaro (“Ex-machinae”). Realizou o

filmes “A Guardiã dos Sonhos” – seleccionado para a Mostra Europeia de Arte

Contemporânea, numa exposição Itinerante (Nimes, Edinburgh, Porto); Fez a

animação do filme “Cicatriz”, Prémio “Onda Curta” no Festival de Cinema e

Vídeo dos Países de Língua Portuguesa IMARGENS, Cabo Verde, 2005;

Participou na equipa de animadores do filme de Fernando Saraiva “A Meio da

Noite”, premiado em festivais como o Cinanima (Prémio Tóbis 2008) e Adana

Golden Boll Film, na Turquia (melhor curta de animação 2009). No Cinanima

teve alguns filmes a concurso, resultado da orientação em ateliês com

crianças e jovens. Destacam-se “Apito final” (Prémio Jovem Cineasta), “A

Picada da Albertina” (Prémio Jovem Cineasta), “O Lagarteiro”(menção

honrosa)“, e “Amigo do Peito”, também seleccionado no Festival Caminhos do

Cinema Português (2011), Animamundi 2012, Festival de Hamburgo 2012 e

Festival TINDIRINDIS 2012, na Lituânia. Tem vindo a colaborar à vários anos

como formadora de cinema de animação, com a Casa da Animação (Porto),

com o Espalhafitas (ANIMAIO), em Abrantes e no Festival ANIMAR (Vila do

Conde). Teve a seu cargo a docência das disciplinas de Animação I e

Animação 2D, de 2006 a 2010, do Curso Multimédia e Design de Jogos

Digitais no IPB (Instituto Politécnico de Bragança) . Foi também docente no

Curso de Animação 2D/3D na Escola Artística e Profissional Árvore (Porto)

2008/2010. Foi formadora, animadora e realizadora no projecto MIX

REPÚBLICA, um projecto original da MONSTRA – Festival de Animação de

Lisboa co-produzido e apoiado pela Comissão Nacional para as

Comemorações do Centenário da República. Este projecto itinerante

percorreu cerca de 25 municípios portugueses ao longo de 2010 e 2011, da

qual resultaram 25 curtas de animação sobre a 1º República em Portugal. Foi

Júri na categoria “Ensaios Visuais” no Festival Caminhos do Cinema Português

(Coimbra 2012). Actualmente está a desenvolver um projecto de intervenção

de Cinema de Animação, nas escolas primárias do concelho de Espinho.

���