Centro de Formação Cultural

SEVILHANAS

por Catarina Ferreira

Horário:
Terça-feira das 18h30 às 19h30 (Nível Iniciado)

Mensalidade:

25 Eur
(15% de desconto no valor total de 2 ou mais oficinas ou 2 níveis da mesma oficina)

15% de desconto em pagamento Anual (época = 9 meses) | 10% de desconto em pagamento Trimestral

Orientadora: Catarina Ferreira

Nas aulas de sevilhanas embarcamos nos momentos iconográficos do país vizinho. O povo andaluz sempre celebrou com cantes e bailes de sevilhanas, eventos como as feiras de gado, as cruzes de Maio e todas as outras festas que os fazem um dos destinos turísticos do Mundo e que inspiraram obras de outras artes como a mítica ópera Carmen.  Retrocederemos na história para ver as sevilhanas como  um baile de origem folclórico (século XIX), primeiro na forma de seguidilla, seguindo como bolero até à divisão em  quatro coreografias que existem  nos dias de hoje. Abordaremos os temas mais comuns: Sevilhanas de Feria da Feira de Sevilha e feiras do cavalo; Rocieras cantam  temas religiosos dos devotos e da  peregrinação a nossa senhora do Rocio;.Sevilhanas corraleras, vulgares nos pátios de vizinhos andaluzes; Sevilhanas litúrgicas que falam da Semana Santa. Sevilhanas boleras intituladas assim pela sua coreografia típica da dança clássica espanhola e de habilidosa execução. Sevilhanas para escutar executadas por grandes músicos flamencos. No fim teremos um intricado e misterioso jogo de mãos, a contorção dos corpos em harmoniosas voltas, jogos de pés e OLÉ!

OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
* Aprendizagem das quatro coreografias tradicionais de sevilhanas divididas pelas três coplas , no nível iniciação
* No nível avançado aprendizagem da utilização de leque,  “manton”, “sombrero” e castanholas e variações de sevilhanas

* Aprendizagem de trabalho a solo, a pares e em grupo
* Trabalho de postura, técnica de mãos e braços
* Expressão corporal e consciencialização corporal
* Desenvolvimento da consciência rítmica
* Domínio do tempo musical com palmas

* Conhecer a origem, a história e os principais artistas de sevilhanas desde o século passado até à actualidade
* Desenvolvimento da memória corporal

* Contacto com a música e cultura espanhola
METODOLOGIAS/PROGRAMA
Cada aula é constituída por três partes:
* Uma primeira parte com exercício de aquecimento, concentração e consciencialização corporal
* Exercícios de palmas, de técnica de braços e mãos e técnica de pés

* Aprendizagem das coreografias

Catarina Ferreira

Nasceu no Porto é licenciada em Jornalismo e tem  pós-graduação em guião cinematográfico pela Universidade de Barcelona.  Actualmente está a concluir o mestrado em teatro, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Obteve em 2009 o diploma de professora de dança para crianças da Promofitness. É bailarina da companhia Tablao Flamenco e Con Temple desde 2002 e bailarina convidada do projecto Esbossando. Desde  2007 trabalha regularmente com  o coreógrafo  Jaime Cala . Além de bailarina tem vários trabalhos editados como crítica de dança e de flamenco no Jornal de Notícias, Diario de Jerez, Ona Catalana e Catalunya Radio.  Recentemente participou em diversos projectos teatrais como actriz e como bailarina , como directora apresentou duas obras: “Variação das meninas de Goya” e “Sete mulheres”. Em Espanha trabalhou como actriz no programa da televisão espanhola Localia: “Esto es pa echarlo”. Na Bienal de flamenco de Sevilha  estudou com Concha Jareño. No festival de flamenco de Jerez  (no qual participa desde 2006) estudou com a professora Matilde Coral , Maria del  Mar  Moreno e  Ana Maria Lopez. No ano de 2007/2008 foi bolseira da Academia de baile flamenco de Maria del Mar Moreno, em  Jerez de la Frontera onde estudou com a bailarina, com Jaime Cala e Angelita Gomez. Na mesma cidade fez formações especializadas de flamenco com J avier Latorre , Patrícia Ibanez,  Maria Moreno, Manuela Rios e Chiqui de Jerez. Em Madrid, estudou expressão corporal com a professora La Truco, na escola Amor de Dios. Frequentou aulas de flamenco com Angel Muñoz e Charo Espino e de clássico espanhol com Juan Motta e Ana Gonzalez. Em Granada fez formação em flamenco com a professora Elena Morente. Em Sevilha frequentou aulas de flamenco da professora Cármen de la Rosa, na Academia de Manuel Betanzos. Estudou  flamenco e sevilhanas na escola de Carmen Contreras com Eva Gutierrez, em Barcelona no ano lectivo de 2004/2005. Iniciou os seus estudos em dança espanhola, sevilhanas e flamenco com João Hydalgo de Medeiros. A sua formação em dança clássica começou com cinco anos pela mão das professoras Fátima e Paula Jesus, esta formação pelo método da RAD foi completada ao longo de quinze anos, mais tarde com as professoras Irene Cruz e Fernanda Canossa. Estudou dança jazz pelo método ISTD  e estudou  dança contemporânea com Sandra Esteves.

���