por Catarina Ferreira
Horário:
Terça-feira das 18h30 às 19h30 (Nível Iniciado)
Mensalidade:
25 Eur
(15% de desconto no valor total de 2 ou mais oficinas ou 2 níveis da mesma oficina)
15% de desconto em pagamento Anual (época = 9 meses) | 10% de desconto em pagamento Trimestral
Orientadora: Catarina Ferreira
Nas aulas de sevilhanas embarcamos nos momentos iconográficos do país vizinho. O povo andaluz sempre celebrou com cantes e bailes de sevilhanas, eventos como as feiras de gado, as cruzes de Maio e todas as outras festas que os fazem um dos destinos turísticos do Mundo e que inspiraram obras de outras artes como a mítica ópera Carmen. Retrocederemos na história para ver as sevilhanas como um baile de origem folclórico (século XIX), primeiro na forma de seguidilla, seguindo como bolero até à divisão em quatro coreografias que existem nos dias de hoje. Abordaremos os temas mais comuns: Sevilhanas de Feria da Feira de Sevilha e feiras do cavalo; Rocieras cantam temas religiosos dos devotos e da peregrinação a nossa senhora do Rocio;.Sevilhanas corraleras, vulgares nos pátios de vizinhos andaluzes; Sevilhanas litúrgicas que falam da Semana Santa. Sevilhanas boleras intituladas assim pela sua coreografia típica da dança clássica espanhola e de habilidosa execução. Sevilhanas para escutar executadas por grandes músicos flamencos. No fim teremos um intricado e misterioso jogo de mãos, a contorção dos corpos em harmoniosas voltas, jogos de pés e OLÉ!
OBJECTIVOS ESPECÍFICOS
* Aprendizagem das quatro coreografias tradicionais de sevilhanas divididas pelas três coplas , no nível iniciação
* No nível avançado aprendizagem da utilização de leque, “manton”, “sombrero” e castanholas e variações de sevilhanas
* Aprendizagem de trabalho a solo, a pares e em grupo
* Trabalho de postura, técnica de mãos e braços
* Expressão corporal e consciencialização corporal
* Desenvolvimento da consciência rítmica
* Domínio do tempo musical com palmas
* Conhecer a origem, a história e os principais artistas de sevilhanas desde o século passado até à actualidade
* Desenvolvimento da memória corporal
* Contacto com a música e cultura espanhola
METODOLOGIAS/PROGRAMA
Cada aula é constituída por três partes:
* Uma primeira parte com exercício de aquecimento, concentração e consciencialização corporal
* Exercícios de palmas, de técnica de braços e mãos e técnica de pés
* Aprendizagem das coreografias
Catarina Ferreira
Nasceu no Porto é licenciada em Jornalismo e tem pós-graduação em guião cinematográfico pela Universidade de Barcelona. Actualmente está a concluir o mestrado em teatro, pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo. Obteve em 2009 o diploma de professora de dança para crianças da Promofitness. É bailarina da companhia Tablao Flamenco e Con Temple desde 2002 e bailarina convidada do projecto Esbossando. Desde 2007 trabalha regularmente com o coreógrafo Jaime Cala . Além de bailarina tem vários trabalhos editados como crítica de dança e de flamenco no Jornal de Notícias, Diario de Jerez, Ona Catalana e Catalunya Radio. Recentemente participou em diversos projectos teatrais como actriz e como bailarina , como directora apresentou duas obras: “Variação das meninas de Goya” e “Sete mulheres”. Em Espanha trabalhou como actriz no programa da televisão espanhola Localia: “Esto es pa echarlo”. Na Bienal de flamenco de Sevilha estudou com Concha Jareño. No festival de flamenco de Jerez (no qual participa desde 2006) estudou com a professora Matilde Coral , Maria del Mar Moreno e Ana Maria Lopez. No ano de 2007/2008 foi bolseira da Academia de baile flamenco de Maria del Mar Moreno, em Jerez de la Frontera onde estudou com a bailarina, com Jaime Cala e Angelita Gomez. Na mesma cidade fez formações especializadas de flamenco com J avier Latorre , Patrícia Ibanez, Maria Moreno, Manuela Rios e Chiqui de Jerez. Em Madrid, estudou expressão corporal com a professora La Truco, na escola Amor de Dios. Frequentou aulas de flamenco com Angel Muñoz e Charo Espino e de clássico espanhol com Juan Motta e Ana Gonzalez. Em Granada fez formação em flamenco com a professora Elena Morente. Em Sevilha frequentou aulas de flamenco da professora Cármen de la Rosa, na Academia de Manuel Betanzos. Estudou flamenco e sevilhanas na escola de Carmen Contreras com Eva Gutierrez, em Barcelona no ano lectivo de 2004/2005. Iniciou os seus estudos em dança espanhola, sevilhanas e flamenco com João Hydalgo de Medeiros. A sua formação em dança clássica começou com cinco anos pela mão das professoras Fátima e Paula Jesus, esta formação pelo método da RAD foi completada ao longo de quinze anos, mais tarde com as professoras Irene Cruz e Fernanda Canossa. Estudou dança jazz pelo método ISTD e estudou dança contemporânea com Sandra Esteves.